Fernando Siqueira Carvalho comenta sobre o sucesso da Kombi

Quem nunca ouviu falar de uma Kombi? Fernando Siqueira Carvalho é estudioso do universo automotivo de carros antigos e vai falar um pouco sobre a Volkswagen Kombi que ficou conhecida por carregar famílias grandes e fazer diferentes passeios com o automóvel.

Um dos carros mais queridos do mundo, a Kombi começou a ser produzida em 1950 e durou até 2013. O holandês Bem Pon, foi o criador do automóvel, ele desenhou o veículo se baseando em uma perua que fosse semelhante ao chassi de um Fusca.

No Brasil, a Kombi chegou em 1953, foi o primeiro carro da montadora alemã Volkswagen a ser produzida no país. Atualmente, a Kombi não é mais fabricada, pois a exigência nacional obriga que todos os carros saem de fábrica com freios ABS e airbag. Fernando Siqueira Carvalho diz que o fim da fabricação do automóvel foi conturbado, até porque o carro sempre foi um dos favoritos da população.

Antes do encerramento da fabricação, foram lançadas algumas unidades em série especial, criada com apenas 1.200 unidades produzidas. Todos eles foram marcados com placas de identificação no painel, afirma Fernando Siqueira Carvalho. Além disso, a série especial é pintada de azul e branco, com faixas brancas na roda e a calota toda branca, homenageando os primeiros modelos que foram lançados em 1950.

Fernando Siqueira Carvalho separou os modelos mais famosos da Volkswagen Kombi:

  • Kombi Carat (1997); O automóvel contava com um modelo interno diferenciado e com o teto mais alto.
  • Série Prata (2005); O modelo se despediu do motor boxer que era refrigerado a ar. Foram disponibilizadas apenas 200 unidades do Série Prata.
  • Kombi 50 anos (2007); A Kombi era em comemoração aos 50 anos de sua fabricação. O modelo era bem limitado e contava com apenas 50 unidades.
  • Last Edition (2013); O último lançamento foi marcado pelo fim da fabricação da Kombi. Foi tão grande sucesso de vendas que teve que dobrar o número que incialmente seriam 600 Kombis fabricadas e foi finalizada em 1.200 Kombis.

Sendo assim, Fernando Siqueira Carvalho diz que acompanhou todas as edições especiais das Kombis e que se lembra do sucesso que fizeram na época.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui