A imponência e a importância do Empire State Building

Rafael Libman

Construído há décadas atrás, o Empire State Building continua referência de modernidade e sofisticação, afirma Rafael Libman. O arranha-céu possui 102 andares e ao todo, conta com 381 metros de altura, ou 443 metros se for levado em conta a antena do edifício, onde manteve-se, por quarenta anos, o título de prédio mais alto do mundo. Atualmente é o 5º maior dos Estados Unidos e 31º do mundo, sendo o prédio mais alto do mundo o Burj Khalifa, com 828 metros de altura, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e o One World Trade Center, com 541 metros de altura, é o edifício mais alto dos Estados Unidos da América.

O prédio foi inaugurado no ano de 1931, construído rapidamente, levou apenas 1 ano e 45 dias para sua construção, pois havia uma corrida, uma disputa em empreender o maior prédio do mundo. As fotos de sua construção são impressionantes, tanto pelo fato do monumento impotente que estava se levantando, tanto pelas condições de trabalho dos construtores, as imagens revelam o sistema precário de segurança acerca desses trabalhadores, fato este que explica a quantidade de mortes no trabalho durante a construção do empreendimento.

O edifício foi construído com a mais avançada tecnologia disposta na época, com uma estrutura forte de aço revestida juntamente granito, o prédio mantém a qualidade até os dias atuais. Contou com mais de 3.000 funcionários trabalhando todos os dias para entregar o empreendimento o mais rápido possível. Vale ressaltar que no contexto de sua construção, o mundo passava por uma crise econômica fortíssima, a Crise de 29, sendo assim, o empreendimento foi um grande impulsionador de empregos na época, ressalta Rafael Libman.

Palco de grandes obras cinematográficas como King Kong e Homem Aranha, o edifício conta com observatórios para os visitantes observarem a cidade de Manhattan, em Nova York, são dois: um no 86º altar, o chamado main deck e o top deck, localizado no último andar do prédio. Em ambos é possível ver a grandeza e magnitude da cidade e esse espetáculo atrai milhares de turistas o ano todo.

O edifício foi projetado por William Frederick Lamb e sua companhia de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon, o qual projetou o prédio em menos de um mês. A construção comercial possui o estilo art déco e é considerado um dos marcos de Nova York pela sua exuberância, salienta Rafael Libman, apaixonado por arquitetura.

Uma curiosidade que vale ressaltar é a corrida que ocorre todos os anos no prédio, a Empire State Building Run Up. Como citado anteriormente, o prédio dispõe de enormes 102 andares, a disputa ocorre desde o primeiro andar até o 86º, em que ao todo são 1576 degraus percorridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui