Afrobeat: o gênero africano que vem conquistando o mundo

Venício Bacellar Costa
Venício Bacellar Costa

Você já ouviu falar sobre o Afrobeat? O gênero musical surgiu na Nigéria, nos anos 60 e, desde então, vem conquistando o mundo. O Empresário Venício Bacellar Costa, que está à frente da Empresa TMusic Brasil, esclarece que se trata de um gênero originado de diversos ritmos e possui o objetivo de unir arte à luta social e política.

Segundo o produtor musical e Empresário Venício Bacellar Costa, o afrobeat foi encabeçado pelo multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti durante os anos 60. Após retornar ao seu país, depois de uma experiência nos Estados Unidos — onde teve contato com o movimento dos Panteras Negras — o artista uniu o aprendizado musical e social aos ritmos tradicionais africanos, dando origem a um beat único e com letras focadas em questões sociais e políticas.

Não se restringindo aos limites de território, o gênero se expandiu da África para o mundo, influenciando tanto a geração da época quanto as que sucederam. O produtor musical da Empresa TMusic Brasil esclarece que, até os dias de hoje, o Afrobeat segue em sua essência de mesclar diferentes ritmos, com artistas contemporâneos adicionando as tendências dessa arte, como a música eletrônica, por exemplo.

Dentre as características do Afrobeat, o Empresário Venício Bacellar Costa destaca que se trata de um gênero mais instrumental do que vocal, com os vocais surgindo somente após alguns minutos de música. Além disso, geralmente as composições vocais são improvisadas e ele mistura gêneros como jazz, percussões africanas tradicionais e high life.

Os grandes nomes do gênero são Fela Kuti, Tony Allen, Burna Boy, a banda Seun Kuti & Egypt 80, além de nomes brasileiros como o grupo paulistano Orquestra Funmilayo Afrobeat — formado integralmente por mulheres negras e pessoas não-binárias —  a banda Ifá de Salvador, a banda pernambucana Abeokuta e a Orquestra Abayomy Afrobeat. O Empresário Venício Bacellar Costa reforça ainda que grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil e Iza se inspiraram nas batidas do gênero para realizar suas composições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui