Aprenda sobre o vinho rosé – Marco Antonio Carbonari

O vinho rosé é uma variação do vinho que combina perfeitamente com climas quentes e é o queridinho para consumo durante o verão. Esse tipo de vinho tem como característica a leveza e o frescor. Para falar mais sobre essa bebida, nós convidamos o especialista Marco Antonio Carbonari que tem mais de 15 anos no mercado de produção de vinhos, além de proprietário da vinícola Villa Santa Maria.

Marco Antonio Carbonari explica que o vinho rosé se coloca sensorialmente entre o branco e o tinto, é mais do que apenas uma mistura de vinhos, começando pela excepcional fermentação que pode consistir em três técnicas: maceração curta, corte ou sangria.

MACERAÇÃO CURTA: No processo, explica Marco Antonio Carbonari, as uvas são delicadamente esmagadas para que o suco seja extraído. A maceração determina a coloração do vinho, sendo imprescindível que o suco evite contato com as cascas, permitindo somente que adquira a tonalidade rosada.

CORTE: Mais conhecido por “Blend” ou “Assemblage”, o método mistura vinhos tintos e brancos, necessitando muita cautela para que haja harmonia entre os sabores.

Marco Antonio Carbonari explica que essa técnica é mais utilizada para produzir vinhos rosés de qualidade duvidosa ou espumantes rosados.

SANGRIA: Marco Antonio Carbonari revela essa como a mais rara das três, porém a que produz vinhos de maior qualidade. Consiste que durante o processo de fermentação do vinho tinto, cerca de 10% do vinho é retirado (sangrado) para outro recipiente e sendo fermentado individualmente.

Marco Antonio Carbonari conta que o vinho rosé se destaca por sua acidez que se dá pelo fato de a uva ter sido colhida mais cedo, contrárias às uvas que são utilizadas na produção do vinho tinto que precisam estar maduras para a colheita. Isso interfere não só no sabor, mas também na coloração.

Concluindo, Marco Antonio Carbonari aproveita para convidar todos os amantes da bebida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, que possui um cardápio excepcional. Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui