Como a variação da Selic impacta o mercado imobiliário?

Valdir Piran
Valdir Piran

O empresário Valdir Piran é investidor imobiliário e Presidente do Grupo Piran. Reunindo anos de conhecimento e expertise no ramo de imóveis, convidamos o renomado empresário para discorrer sobre como a mudança da Selic pode impactar o mercado imobiliário. Desse modo, se você deseja saber mais sobre o tema, continue acompanhando o artigo. 

Em primeiro lugar, Valdir Piran explica o que é a Selic. A Selic é a Taxa Básica de Juros definida pelo Copom a cada 45 dias. O Comitê de Política Monetária tem o grande desafio de controlar a inflação, desse modo, a partir de critérios rigorosos e análises aprofundadas, os membros definem a Taxa Selic, essa que, a depender da conjuntura atual e das perspetivas futuras na economia do Brasil, pode aumentar ou baixar.

Desse modo, Valdir Piran explica que ao elevar ou baixar a taxa Selic, configura-se em diversas mudanças nos setores da economia e não podia ser diferente em uma seara tão importante como o ramo de imóveis. Dessa maneira, entenda melhor como esse índice pode influenciar um mercado tão vasto. 

Retomando a explicação já citada, é possível compreender a importância da Taxa da Selic em diversas frentes, como seus investimentos, poder de compra e tudo mais que refere-se à política monetária. Portanto, o primeiro sinal que reverbera no setor de imóveis com a variação da Selic é através dos juros e projeções de financiamentos, por exemplo. 

O empresário Valdir Piran explica que, recentemente, a Selic teve uma alta de 1,5%, migrando de 7,75% para 9,25% ao ano, em razão da alta da inflação. Fatores externos e fatores internos culminam para a alta da inflação, o que impele mudanças na Selic, consequentemente. Desse modo, para ter uma visão ampliada do mercado imobiliário, é necessário ficar atento a essas mudanças que ocorrem no Brasil e no mundo.

Custo do crédito: como dito, os financiamentos tendem a ficar mais caros, pois há uma correção nas taxas de juros para crédito, empréstimos e financiamentos. Repercutindo veemente no consumidor final, um dos setores mais impactos. Desse modo, o empresário Valdir Piran explica que é necessário ter uma visão analítica do cenário do país para decidir se vai ou não investir no mercado imobiliário, ou em qualquer outro ativo, pois o aumento da Taxa Selic ocasiona a uma diminuição do poder de compra. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui