Como é feita Cistoscopia e para que serve

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes tem mais de 20 anos de experiência na área e hoje explica um pouco sobre a cistoscopia, exame de imagem feito para identificar alterações no sistema urinário, veja:

A Cistoscopia, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é um exame rápido e simples, podendo ser realizado no próprio consultório médico. É feito principalmente para diagnosticar tumores na bexiga ou na uretra, identificar infecção na uretra ou na bexiga, verificar a presença de corpos estranhos, avaliar o tamanho da próstata, no caso dos homens, identificar cálculos urinários, ajudar na identificação da causa do ardor ou dor ao urinar, investigar a causa de sangue na urina e verificar a causa de incontinência urinária.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que, identificada qualquer alteração, pode ser necessário realizar a coleta do tecido e encaminhá-lo para biópsia e assim, em caso de diagnóstico, iniciar um tratamento.

Não é necessário nenhum preparo para a realização do exame, sendo necessário apenas que o paciente esvazie a bexiga, o que normalmente é feito para exames de urina. Em casos do paciente optar por anestesia geral, é necessário internação e jejum.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que a duração costuma ser em torno de 20 minutos, sendo feito no consultório médico sob uma anestesia local. É utilizado um aparelho fino chamado cistoscópio, o qual possui uma microcâmera em sua extremidade. O cistoscópio varia de acordo com o procedimento:

Flexível: Apenas para visualizar a bexiga e a uretra;

Rígido: Usado quando é necessário a coleta de tecido para biópsia ou para injetar medicamentos na bexiga.

Normalmente, a cistoscopia realizada com o aparelho rígido é feita quando alguma alteração é encontrada primeiramente na visualização do flexível.

Após a aplicação da anestesia, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que o médico insere o cistoscópio e observa a uretra e a bexiga a partir das imagens captadas pelo aparelho.

Consulte-se com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e cuide de sua saúde, acesse o site: http://marcofortes.med.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui