Como estimular a cultura organizacional no ambiente de trabalho?

Marco Carbonari
Marco Carbonari

A Cultura Organizacional é uma estratégia que contempla um conjunto de valores compartilhados entre os membros da equipe empresarial que orientam as ações e caminhos destes no desenvolvimento e crescimento da empresa. O empresário Marco Antonio Carbonari ressalta que a Cultura Organizacional é um modo de impactar positivamente nos resultados da companhia.

Mas, alinhar a rotina empresarial aos métodos de Cultura Organizacional pode não ser tão simples quanto colocá-los no papel, isso porque, envolve uma série de aspectos fundamentais que complementam a implementação do processo. Por isso, Marco Antonio Carbonari reúne alguns passos para auxiliar você a inserir essa estratégia na empresa.

Documente a Cultura Organizacional

O primeiro passo é documentar tudo que foi definido e coletado para a formação da cultura organizacional, assim, os funcionários poderão acompanhar e entender quais são os princípios organizacionais da empresa. Para isso, Marco Antonio Carbonari indica que seja anotado tudo: diretrizes, ética, objetivos propostos, entre outros.

Estabeleça os objetivos para os colaboradores

A segunda etapa é a de transmitir os objetivos da empresa para seus colaboradores. Marco Antonio Carbonari esclarece que o documento feito deve ser compartilhado com todos para que, desde o início da jornada, a Cultura Organizacional fique clara e bem estabelecida.

Impulsione as regras no cotidiano

Esclarecer os padrões de comportamento dentro da empresa é uma etapa fundamental. Isso é realizado para que todos sigam o padrão estabelecido pela cultura organizacional e não esqueçam os princípios da empresa. Portanto, Marco Antonio Carbonari comenta que as normas e regras devem ser estabelecidas e reforçadas para todos os funcionários.

Procure passar o exemplo

Um bom líder transmite com clareza os princípios da empresa e , considerado por todos, um exemplo a se seguir na companhia. Por isso, o empresário Marco Antonio Carbonari reforça que os líderes e gestores devem passar justamente essa visão para os demais membros da equipe.

Certifique-se dos processos de admissão e demissão

A área de Recursos Humanos da empresa deve estar pautada, do início ao fim, nos processos de Cultura Organizacional. Marco Antonio Carbonari esclarece que isso impactará diretamente no momento de contratação de novos colaboradores, pois, os princípios da empresa estarão claros desde as primeiras etapas de contratação. De mesmo modo, forçar um colaborador que não combina com a cultura empresarial nem sempre pode ser um bom sinal, por isso, se necessário, realize o desligamento. 

Promova ações de interação na equipe

A Cultura Organizacional da empresa pode ser reforçada toda vez que houver interação entre os colaboradores. Para isso, incentivar a participação em ações da empresa, bem como promovê-las é um modo de reforçar a estratégia. Para isso, Marco Antonio Carbonari recomenda que sejam feitas ações sociais, rituais, comemorações e feedbacks para auxiliar nisso.

Acompanhe os resultados

Por fim, Marco Antonio Carbonari ressalta que, para ter certeza da eficácia da implementação da Cultura Organizacional, é primordial que o gestor acompanhe de perto os resultados, certificando-se das mudanças e impactos que as ações propostas trouxeram para o ambiente de trabalho e para os resultados da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui