Como se tornar piloto de automobilismo? Esclareça suas dúvidas com Joni Ricardo Fernandes Duarte

Joni Ricardo Fernandes Duarte
Joni Ricardo Fernandes Duarte

Já pensou em se tornar um piloto famoso de automobilismo? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte explica que o automobilismo é um dos esportes mais populares do mundo, tratando-se da competição com automovéis em diversas categorias. Sabendo da forte influência midiática desse esporte e da fama que circunda os pilotos profissionais, trouxemos esse artigo para você entender como é possível dar início nessa carreira. 

Caso você não saiba, a prática do automobilismo é muito antiga, sendo que o primeiro registro de uma competição, feito pela revista de Paris Le Petit Journal ocorreu na França, com 69 veículos que percorreram 50 km e uma final de 127 km . Já no Brasil, como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte a primeira corrida se deu em 1908, tendo como vencedor o piloto Sylvio Álvares Penteado. 

Como se tornar piloto de automobilismo?

Caso o interessado não tenha conhecimento dos procedimentos de automobilismo e do kartismo, é importante de início procurar por escolar de pilotagens credenciadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), no seu estado de origem. O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte pontua que para que seu curso de pilotagem tenha validação oficial, é preciso que a escola esteja de fato credenciada, então verifique e confirme.

Efetuado o curso de forma completa, o aluno terá acesso à sua primeira carteira de piloto (PC) – Pilotagem de Competição. Nesse contexto, com essa licença de pilotagem o aluno consegue dar início aos campeonatos regionais como piloto novato. Entretanto para subir de categoria de competição é preciso efetuar novos cursos e possuir um desempenho relevante nas temporadas de corridas.

Caso isso ocorra, o então chamado piloto, como considera Joni Ricardo Fernandes Duarte, terá o direito da PGC B – Pilotos Graduados de Competição B. Vale mencionar que há outras maneiras homologadas para que o piloto obtenha essa graduação — o que inclui título de campeão ou vice-estadual. Você pode obter mais informações pelo Código Desportivo Nacional (CDA).

Após todos os procedimentos elencados, para correr de forma profissional no automobilismo, o piloto necessita de patrocínio que é a parte mais difícil no esporte, pois sendo patrocinado todas as despesas serão custeadas, tendo maior suporte e desempenho para as competições. Com isso, será possível participar de competições nacionais, sendo que o ideal é dar início pelas estaduais. 

Agora você compreende a importância do automobilismo e como é um esporte relevante para seguir carreira? Saiba que esse desporto motorizado é reconhecido como esporte pela entidade máxima olímpica desde 2011 e mesmo tendo origem na Europa e popularização dos Estados Unidos, o automobilismo também se tornou uma tradição entre os brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui