Conheça os benefícios da atividade física para crianças

Weber Micael da Silva
Weber Micael da Silva

O crescimento saudável das crianças está relacionado diretamente com a prática de atividade física, aponta o empresário e atleta Weber Micael da Silva. Brincar com o seu filho pode ser muito mais que um passatempo, é também um incentivo que pode estimular o desenvolvimento cerebral.

Infelizmente o número de crianças com diabetes, obesidade e problemas no coração são cada vez maiores. No Brasil uma a cada três crianças está acima do peso. Isso reflete a falta de incentivo à atividade física no país. Uma infância ativa ajuda a trabalhar a musculatura, a agilidade e vários outros fatores.

O esporte na vida da criança deve ser introduzido de forma natural, aconselha Weber Micael da Silva. Ela deve encontrar na atividade física um momento de prazer e diversão, nada deve ser imposto. Opte por atividades que a criança demonstre interesse e a acompanhe principalmente se for muito pequena.

Observe a faixa etária

Crianças de zero até dois anos precisam de atividades que atuem no desenvolvimento em geral, sem focar em nada muito específico, é uma fase que a criança ainda está descobrindo o mundo. A natação é uma modalidade indicada para essa idade já que contribui com o desenvolvimento motor e sensorial.

Dos três até os seis anos são indicadas atividades bastante lúdicas. Precisam ser feitas brincadeiras que ensinem os movimentos iniciais de qualquer atividade, aponta Weber Micael da Silva. É o momento ideal para a introdução esportiva, ballet, judô, etc.

Crianças de sete a catorze anos já tem noção de como funcionam muitas modalidades e o ideal é que ela esteja livre para escolher o que mais se identifica. Atividades específicas e esportes de quadra como futebol, handebol e basquete são algumas das modalidades preferidas nessa idade.

Agora com as informações fornecidas por Weber Micael da Silva, você já tem um panorama de como começar a introduzir seu filho no contato com as atividades físicas e a importância que elas agregam na vida da criança. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui