Descubra o que é Hematospermia: sangue no esperma e suas causas

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo e atua como cirurgião geral, com especialidade em prostatectomia robótica contra a cura do câncer de próstata. Com mais de 20 anos de experiência, o especialista explica o que é hematospermia.

Hematospermia é o termo utilizado para denominar casos em que há presença de sangue no esperma ejaculado, podendo ocorrer sem causa definida e em qualquer faixa etária. Em geral, os homens ficam amedrontados, mas a condição é quase sempre benigna. No entanto, muitos confundem com sangue do parceiro sexual, o que pode ser um problema, pois disfarça o real problema.

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que os fatores mais comuns são a abstinência sexual por um longo período, traumas na região genital e infecções como  prostatite, uretrite, epididimite. Nem sempre o sangue está relacionado a câncer de próstata, por isso é preciso realizar exames para descartar essa opção, assim como DST.

Os sintomas que preocupam os urologistas a ponto de pedir biópsia e outros exames médicos são:

  • Febre e calafrios;
  • Perda de peso;
  • Sudorese noturna;
  • Dor óssea.

Os pacientes cujos sintomas duram mais de mês precisam passar por uma cuidadosa análise histórica, física e genital, para descartar qualquer perigo. O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que os achados de tais exames podem caracterizar, em níveis anormais, câncer da próstata, hiperplasia benigna ou prostatite e, em pacientes jovens que apresentam corrimento uretral, a condição pode ser advinda de uma doença sexualmente transmissível.  

Para o tratamento, depois da causa ser conhecida, é iniciado o tratamento com antibióticos e sulfametoxazol-trimetoprima, por pelo menos quatro ou seis semanas, para assegurar que não tenha intervenção na função sexual do homem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui