Dr. Marco Antonio Fortes fala o que é a cistite

A cistite se trata de uma inflamação na bexiga, geralmente ocasionada pela bactéria Escherichia coli, onde se faz presente em todo ser humano, diz o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em Urologia pela USP Universidade de São Paulo, pois é uma bactéria fundamental para o funcionamento do organismo, visto que possui função importante no processo digestivo.

As causas da cistite podem ser inúmeras, porém há as que são frequentes e facilmente contornadas, como ter relações sexuais sem preservativo, baixa incidência na produção de urina ocasionada pela pouca ingestão de água, má higiene íntima, e, ainda, no caso das mulheres os riscos aumentam tendo em vista a anatomia feminina, com pouco espaço entre a uretra e o anus.

É importante se atentar ao diagnóstico e tratamento, pois uma cistite é algo simples, porém pode “subir” e desencadear para uma pielonefrite, espécie de infecção nos rins, esta que é mais grave, pois pode levar a uma infecção generalizada. É imprescindível os cuidados que se deve ter, uma infecção generalizada compromete a vida de uma forma estrondosa, alerta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes para os riscos de infecções.

Ao contrário do que muitos pensam, a cistite não é transmissível sexualmente; possui alguns sintomas recorrentes como corriqueira vontade de urinar, porém com baixa incidência de urina expelida, ardor ao urinar também é um sintoma frequente. Em casos mais graves o paciente apresenta febre e há a presença de sangue no líquido urinário.

Vale ressaltar que uma vida sexual ativa e, especificamente, o sexo anal podem ser fatores de infecção, portanto, o uso de preservativos é imprescindível, além do mais, homens com mais de 50 anos estão mais propensos de contraírem doenças urinárias, visto que após os 50 a próstata tende a crescer e com isso, no que tange à anatomia, dificulta a bexiga de expelir todo o resíduo urinário, fazendo com que haja acúmulo de bactérias. Homens a partir dos 50 devem redobrar o cuidado, não somente pelas infecções urinárias, bem como o câncer de próstata, alerta Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui