Efeitos do novo corona vírus nos rins

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

No início da pandemia do corona vírus, pouco se sabia sobre a doença. O Dr. Marco Antonio Fortes diz que os cientistas ainda têm muito a revelar, mas é de conhecimento que o Covid-19, originalmente descrito como uma infecção respiratória, afeta a função dos rins e de outros órgãos do corpo.

Os médicos de primeira linha da Unidade de Terapia Intensiva dos EUA (UTIS) descobriram que o novo corona vírus também causa insuficiência renal em alguns pacientes e mostra uma série de cálculos renais. Os efeitos são tão grandes que alguns países começaram a relatar a escassez crítica de suprimentos de diálise, destacando uma característica cruel e surpreendente da doença: lesão renal aguda.

O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Fortes explica que os pacientes com doenças renais estão entre os grupos de risco para a Covid-19, pois a doença renal crônica pode ser um dos fatores de risco que predispõe a uma evolução mais desfavorável da Covid-19, uma vez que propicia uma certa deficiência da resposta imunológica e, também, de alguns hormônios essenciais à saúde.

O novo corona vírus causa insuficiência renal aguda em uma taxa alarmante. Estudos preliminares estimam que 14% a 30% dos pacientes com Covid-19 na unidade de terapia intensiva também sofrem de insuficiência renal. No entanto, o vírus destacou que o mais preocupante é que além da doença renal, que é um dos fatores de risco que pioram a doença, alguns pacientes que nunca tiveram doença renal antes de contrair o corona vírus podem ter impacto nos rins.

O Dr. Marco Antonio Fortes diz que, até o momento, entende-se que a Covid-19 pode ter o risco de morte 2x maior em pacientes com alguma alteração renal. Porém, por ser uma doença que ocorreu recentemente, não está claro a extensão do dano renal causado pelo vírus, nem se ele irá causar dano permanente aos rins a longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui