Entenda as principais commodities brasileiras e seu impacto no agronegócio

Valdir Agostinho Piran
Valdir Agostinho Piran

Você já ouviu falar no termo commodities? Ou imagina o que seja? Na visão do presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, existem diversos tipos de commodities (minerais, ambientais, financeiras e agrícolas), as quais abordaremos neste texto. Por isso, se deseja entender melhor esses produtos primários que possuem forte impacto na balança comercial, devido a alta procura, o que afeta diretamente o agronegócio, siga a leitura deste artigo!

Caso você não saiba, o termo commodities, traduzido literalmente, significa “mercadoria” e, como citado anteriormente, refere-se ao ramo econômico dos produtos de origem primária. Sendo assim, se você deve está se perguntando qual a diferença desses produtos para os outros, nossa redação te explica! De acordo com o empresário Valdir Agostinho Piran, esses produtos possuem grande valor no mercado mundial, além de que podem ser armazenados durante um longo período de tempo.

Mas qual a relação deles com o agronegócio?

De início, é importante entendermos do que se trata o agronegócio. Basicamente podemos mencionar que o agronegócio engloba diversas atividades produtivas que possuem relação direta com a produção e subprodução de produtos pertencentes a agricultura e pecuária. Sendo assim, de acordo com o empresário Valdir Agostinho Piran, o agronegócio é responsável por cerca de metade das exportações brasileiras, o que significa que possui um papel crucial na economia do país. 

A partir disso podemos entender que as commodities são um fator dificultador no desenvolvimento do agronegócio, isso porque estão atreladas à decisão externa sobre os preços. Dessa forma, por serem produtos associados a uma alta demanda de procura no mercado, a comercialização se torna muito volátil, tanto internacionalmente quanto nacionalmente. Além disso, é fundamental que entendamos que as commodities são tratadas como ativo financeiro, por serem produtos essenciais para o consumo global.

E o que são as commodities agrícolas?

São aqueles produtos que possuem menor fator industrial nos seus processos produtivos, sendo assim, são provenientes das práticas agropecuárias. Na visão do empresário Valdir Agostinho Piran, duas principais commodities comercializadas no Brasil são: a soja e o café. Mas, vale lembrar, que nem todos os produtos produzidos em lavouras são considerados commodities, isso porque o comércio deve ter ligação com a bolsa de valores e ter um alto valor comercial mundialmente.

Alguns produtos são denominados commodities por terem um valor aumentado, haja vista sua utilidade como base para fabricar outros produtos a partir delas. Desse modo, você deve imaginar que a soja é o produto mais exportado no país, fazendo do Brasil o maior exportador dessa commodity, porém podemos citar outras commodities agrícolas, como: trigo, café, milho, açúcar, borracha, carne bovina etc. Como menciona o presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, o preço das commodities pode usar como referência a saca, o quilo, a arroba e a tonelada, mas há outras influências externas como clima, especulações e previsões de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui