Evolução dos navios com o passar do tempo

Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

Fernando Siqueira Carvalho é um grande entusiasta da evolução dos navios e embarcações. Tendo isso em vista, hoje o empresário nos revela algumas curiosidades sobre a trajetória desse transporte até os dias atuais.

Segundo Fernando Siqueira Carvalho, o desenvolvimento das embarcações é bem notório, uma vez que comparamos as canoas e os barcos de vela aos navios e barcos atuais.

As primeiras embarcações para o transporte de pessoas e cargas no mar foram as canoas, as quais se locomoviam utilizando a correnteza e remos a seu favor, conseguindo percorrer pequenas distâncias. Com o passar do tempo, Fernando Siqueira Carvalho revela que as velas foram adicionadas, dando origem às caravelas – transporte inventado pelos portugueses há quase 600 anos -.As caravelas eram capazes de fazer longas viagens e Fernando Siqueira Carvalho conta que ofereciam agilidade aos tripulantes.

Cerca de 400 anos depois, os primeiros barcos a vapor foram elaborados, logo as embarcações começaram a ser movidas a diesel e óleo, assim como as turbinas foram desenvolvidas para mover navios maiores de forma mais rápida.

Fernando Siqueira Carvalho conta que atualmente, a quantidade de carga transportada pelas embarcações dobrou, um exemplo disso é a capacidade de um navio cargueiro de 1977 que transportava cerca de 3 mil TEUs, e 20 anos mais tarde, dobrou para capacidade de 8 mil TEUs. Fernando Siqueira Carvalho conta ainda que em 2017, as pesquisas mostram que a marca superou-se, chegando a bater 21 mil TEUs.

Nos dias atuais, segundo Fernando Siqueira Carvalho, é possível afirmar que a maior parte da economia global está ligada diretamente a negócios e movimentações em alto-mar. Além disso, os avanços mostram que o transporte vem se tornando cada vez mais seguro, econômico e ecológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui