Habilidades financeiras que você precisa dominar

Julio Cesar Hintemann Filho
Julio Cesar Hintemann Filho

Desenvolver sua inteligência emocional em finanças é fundamental para manter o equilíbrio financeiro e usar o dinheiro a seu favor, expõe o renomado empresário Julio Cesar Hintemann Filho. Não consumimos e compramos apenas produtos, mas também valores, estilos de vida, status, formas de aprovação social e compensação por contratempos. Dessa maneira, surge a importância da inteligência emocional para nos ajudar a controlar nossos pensamentos e impulsos, diferenciando os desejos e necessidades.

Saber quanto você tem em sua conta e quanto pretende gastar é um ótimo ponto de partida para desenvolver a inteligência emocional, de acordo com o empresário Julio Cesar Hintemann Filho. Afinal, o primeiro passo é entender suas finanças e assumir o controle do seu orçamento e, para isso, é preciso incorporar a gestão financeira pessoal ao seu dia a dia. Desse modo, controlar os gastos por impulso é uma das principais habilidades da inteligência emocional em finanças. 

Para ter inteligência emocional em finanças, é preciso entender de onde vêm seus impulsos para controlá-los.O empresário Julio Cesar Hintemann Filho diz que você precisa analisar profundamente sua relação com o dinheiro e olhá-la sob uma nova perspectiva. Se você está pensando apenas em pagar contas e gastar com desejos específicos, é sinal de que não entende o papel desse recurso em sua vida, uma vez que o dinheiro deve ser visto como um meio para alcançar seus sonhos e projetos, dessa maneira, você precisa gerenciá-lo da melhor maneira possível para atingir seu propósito.

O empresário Julio Cesar Hintemann Filho explica que, infelizmente, as estatísticas do Brasil estão longe de ser ideais e positivas. Há níveis altos de inadimplência e a taxa de desemprego cresce em razão de crises econômicas e articulações internas infundadas. 

Nesse sentido, a maioria de nós cresceu sem a educação financeira necessária. Como resultado, as pessoas usam o crédito de forma irresponsável, ficam muito endividadas e relutam em investir para o futuro, explica Julio Cesar Hintemann Filho. A educação em finanças pessoais é a base da inteligência emocional nesse segmento porque ensina o valor do dinheiro no tempo e a importância da tomada de decisões. Desse modo, para sair desse padrão, você precisa entender como os juros compostos funcionam, como ganhar dinheiro com seus investimentos funciona para você e por que é tão importante gastar menos do que você ganha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui