Impactos na aviação causados pelo coronavírus

Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou as medidas de precaução que o mundo deveria tomar devido à crise de saúde, o setor de aviação foi a primeira e mais afetada área da pandemia. Fernando Siqueira Carvalho explica que é uma das maiores crises da história da aviação comercial, e o mais complicado é que a recuperação é lenta, especialmente no setor internacional.

Nenhuma das crises globais já ocorridas havia tido este impacto. Mas era impossível prever uma situação produzida pela pandemia da Covid -19. As companhias aéreas comerciais precisaram se reinventar para viabilizar economicamente suas operações e passaram a transportar mercadorias e cargas em vez de transportar passageiros, mas mesmo assim o impacto em suas operações é enorme.

Fernando Siqueira Carvalho diz que aos poucos as operações comerciais começaram a ser retomadas, mas o isolamento e as restrições impostas por muitos países tornaram os usuários mais cautelosos na escolha dos voos, e grande parte da população teve medo de viajar de volta por medo de se infectar. Além disso, as viagens de negócios (um dos nichos mais lucrativos das companhias aéreas) caíram drasticamente, porque esse tipo de usuário decide apenas viajar quando for essencial.

No Brasil, o setor de turismo, responsável por uma receita de mais de 750 bilhões de reais, sofreu um grande impacto. Por isso, muitas empresas precisaram buscar alternativas por iniciativa própria, além da devolução de aviões, para lutar pela sobrevivência em meio ao caos. O maior problema de toda essa redução das operações é que se torna um grande efeito dominó, uma vez que as prestações de serviço relacionadas ao ramo também sofreram drasticamente.

Em função da suspensão de tantos voos, a fim de minimizar ou prevenir problemas no relacionamento com os passageiros, Fernando Siqueira Carvalho comenta que as companhias aéreas têm adotado políticas flexíveis de remarcação e cancelamento de viagens nacionais e internacionais, proporcionando aos clientes opções, como cancelamento e reembolso, remarcação de voo sem custo ou cancelamento e reembolso integral da passagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui