Por que homens +50 precisam fazer o exame de próstata?

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O corpo humano é uma máquina imbuída de complexidades e fatores ainda desconhecidos pelos cientistas, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Por isso, as mudanças e transformações que ocorrem no corpo humano são surpreendentes. Há exemplos do surgimento desconhecido de patologias que ocorrem em pacientes.

A próstata é uma glândula masculina que possui funções importantíssimas. Ela produz um líquido alcalino que nutre e protege os espermatozoides, correspondendo a cerca de 10% a 30% do esperma. Do tamanho de uma noz, a glândula prostática possui a tendência de aumentar de tamanho ao passar dos anos.

A explicação da próstata aumentar seu tamanho ainda é desconhecida, estudiosos sugerem que é por conta de hormônios, porém, essa teoria não é comprovada, narra o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Em geral, a partir dos 50 anos inicia-se esse processo. Vale ressaltar que é uma alteração considerada normal, de forma benigna.

Esse aumento é conhecido como hiperplasia prostática benigna, não sendo nociva ao homem, causa, por vezes, desconfortos na missão, contudo, não caracteriza um distúrbio nocivo ao corpo humano. Contudo, a próstata não está ilesa de apresentar patologias: é o caso do câncer de próstata.

O câncer de próstata, se diagnosticado rapidamente, possui chances altíssimas de eficácia no tratamento, aponta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Por isso, é importantíssimo realizar exames periódicos para obter a certificação de que tudo está bem. Dessa forma, homens a partir dos 50 anos devem realizar pelo menos uma vez ao ano o exame de próstata.

A detecção precoce garante chances maiores no tratamento da doença, por isso, fica evidente a importância do diagnóstico precoce do câncer, ressalta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui