Quais as etapas de funcionamento do motor de um carro?

Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

Fernando Siqueira é um grande admirador da indústria automotiva, sempre em busca de entender melhor o funcionamento dessas máquinas. Hoje, Fernando Siqueira Carvalho nos explica quais são as etapas de funcionamento de um motor para conseguir movimentar o automóvel.

Considerado o coração da máquina, Fernando Siqueira Carvalho explica que o motor permite que o combustível se transforme em energia e para que isso aconteça, o combustível tem de passar por 4 etapas: admissão, compressão, combustão e escape.

Admissão e Compressão

Fernando Siqueira Carvalho explica que , quando o carro é abastecido, o combustível é filtrado e depois de percorrer a flauta, ela vai de encontro com o bico injetor, responsável por unir o ar e o combustível. O pistão se movimenta e mistura, ao mesmo tempo que a válvula fecha.

Combustão

O cilindro e a vela causam uma pequena faísca, que Fernando Siqueira Carvalho revela se tratar da combustão. O pistão mais uma vez se move devido a energia que a explosão causou e, depois disso, o motor começa a funcionar.

Escape

A partir daqui, Fernando Siqueira Carvalho revela que o cilindro hospeda uma quantidade de fumaça e depois a elimina. Essa eliminação é essencial para que todo o processo se repita.

Fernando Siqueira ressalta que o processo não acontece ao mesmo tempo. Sendo assim, o motor trabalha de forma mais leve e sem trepidações indesejadas. E por fim, podemos perceber que o motor não é formado apenas de uma só peça, mas sim de diversas que trabalham em conjunto e de forma organizada para que o carro se locomova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui