Os fundos de investimento são aplicações financeiras coletivas que reúnem vários investidores em uma carteira administrada por gestores profissionais de mercado, explica o empresário Marcio Alaor de Araujo. Convidamos o empresário repleto de conhecimento teórico e experiência para elucidar o tema. Confira o artigo abaixo e saiba mais.
O funcionamento de um fundo de investimento, na prática, é bastante simples até, explica o empresário Marcio Alaor de Araujo: cada investidor utiliza uma parcela do capital e se torna acionista, formando um patrimônio coletivo que é administrado para obter o melhor retorno para todos. Assim, os resultados do fundo são distribuídos entre os participantes de acordo com as cotas que cada um possui. Cada um pode investir o quanto quiser, e a ação valoriza na proporção do valor investido.
Fundo de Renda Fixa
Os fundos de renda fixa são compostos por pelo menos 80% de ativos de renda fixa, como títulos públicos Tesouro Direto, títulos emitidos por bancos (como CDBs, LCIs, LCAs e títulos privados). O empresário Marcio Alaor de Araujo explica que eles são preferidos por investidores iniciantes por causa de seu menor risco, embora também ofereçam retornos modestos – geralmente vinculados a métricas como a taxa Selic.
Fundo de ações
Os fundos de ações investem seus recursos em ações ou ativos relacionados, como dividendos de subscrição, fundos de índices de ações e BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Além disso, possuem maior exposição ao risco porque investem seu capital em ativos de renda variável de alta volatilidade.
Fundo de previdência privada
Como o próprio nome já diz, são fundos dedicados à previdência privada, formando o patrimônio de uma futura aposentadoria. Marcio Alaor de Araujo explica que tais fundos possuem alguns benefícios fiscais e são divididos em fase de acumulação e fase de posse, em que o investidor escolhe como prefere adquirir os recursos acumulados (na forma de renda vitalícia ou resgates totais, por exemplo).
Fundo de investimento imobiliário
Um dos fundos de investimentos mais conhecidos e mais procurados é o Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Trata-se de um produto que investe em imóveis e permite que os investidores lucrem com negócios de aluguel e imobiliário. São considerados fundos de ações e podem se concentrar em categorias como escritórios e lajes corporativas, shoppings, hospitais, escolas, empreendimentos de residências, dentre outros.