Saiba sobre a análise Swot e como ela pode ajudar no seu negócio

Carla Maria Silva Maia é proprietária da GO Engenharias, uma das maiores entidades consultoras de Portugal. Hoje, a guru de angariação de lucros nos explicou um pouco sobre como a análise Swot pode ajudar o empreendedor a tomar boas decisões nos negócios.

Segundo Carla Maria Silva Maia, “SWOT” é uma sigla formada pelas palavras “strenghts” (forças), “weaknesses” (fraquezas), “opportunities” (oportunidades) e “threats” (ameaças) e trata-se de uma análise que pode ser tanto utilizada no âmbito profissional, quanto no pessoal, pois ela avalia cenários e auxilia nas tomadas de decisões, ajudando a ser mais assertivo nas escolhas.

Carla Maria Silva Maia explica que quando temos um panorama amplo (interno e externo) da empresa, você pode determinar o sucesso ou o fracasso de um projeto, pois, dessa forma você consegue tirar as ideias do papel e, a partir do diagnóstico da empresa, pode escolher dar ou não continuidade.

Por exemplo, identificando as fraquezas, você pode trabalhar melhorias a partir dos pontos fortes. Assim como, analisando os fatores externos, pode se prevenir dos fatores os quais você não possui controle.

A seguir, Carla Maria Silva Maia separou algumas dicas para realizar a análise SWOT, veja: 

  1. Junte sua equipe e discuta os fatores. Colete o máximo de informações possíveis. Carla Maria Silva Maia conta que é de extrema importância ser realista é fundamental que as ideias sejam viáveis para a estrutura da empresa.
  2. Carla Maria Silva Maia explica que após a todos tendo compartilhado suas visões gerais, é o momento de estabelecer as fraquezas e forças da empresa. Análise tópicos como: reputação, localização, gestão, marketing, capacidade de operação, matéria prima e por aí vai.
  3. Analise agora os fatores externos, sendo as oportunidades e ameaças. Carla Maria Silva Maia conta que estar atento ao mercado é extremamente importante, assim como no setor da economia, política e sociedade.
  4. Monte sua matriz com os quatro tópicos e analise as idéias dadas a princípio.

Quer saber mais sobre o trabalho de Carla Maria Silva Maia e da GO Engenharias? Acesse o site e entre em contato: https://goe.com.pt/. Ressaltamos ainda que a GOE atende empresas por toda a América do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui