Veganismo e gravidez: é possível seguir a dieta alimentar durante esse período?

Flavio Giusti
Flavio Giusti

O veganismo é uma dieta alimentar e estilo de vida que abre mão do consumo animal, certo? Mas, já imaginou a questão do veganismo na gestação? Flavio Giusti, ex-MasterChef e vegano há mais de dez anos, entende que a adesão ao movimento exige transformações e mudanças em diversos hábitos comuns, principalmente no âmbito alimentar, o que faz muitos questionarem se seguir essa dieta é ideal, por exemplo, em períodos de gravidez.

O que muitos não sabem, no entanto, é que não há restrições para a dieta vegana durante a gestação. Isto é, trata-se de uma alimentação adequada para qualquer público, incluindo gestantes, desde que equilibrada para suprir as necessidades dos nutrientes essenciais ao organismo e à formação do bebê.

O veganismo e a gestação

Flavio Giusti

Na visão do entusiasta de culinária Flavio Giusti, uma alimentação saudável independe de produtos de origem animal, afinal, a importância está no equilíbrio e consumo de alimentos fundamentais para compor os nutrientes do corpo. Ou seja, qualquer forma de alimentação, quando adequada, é excelente. Por outro lado, uma dieta onívora, vegetariana ou vegana quando não balanceada é prejudicial à saúde.  

Sendo assim, grávidas também podem ser veganas, pois essa alimentação é muito saudável e benéfica ao organismo, além de ser excelente para a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Nesse aspecto,  uma gestante vegana pode ter um período saudável e adequado seguindo sua dieta alimentar comum. 

O idealizador de cursos de culinária e criador do VegetariRango, Flavio Giusti, considera que, no período de gestação, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional, como um nutricionista, para assegurar uma dieta completa e rica em nutrientes. Ademais, é indispensável contar com suplementos vitamínicos para reforçar a ingestão de certas substâncias essenciais ao corpo.

Durante o período de gestação, é fundamental que a mãe se atente à ingestão de ferro, ácido fólico presente nas vitaminas do complexo B, cálcio, proteína, vitaminas A, C e D.  Todos esses nutrientes são indispensáveis, tanto para a gestante quanto para a formação adequada do bebê. Esses, por sua vez, podem ser encontrados facilmente em alimentos vegetais e produtos veganos.

O amante de culinária Flavio Giusti reforça que, com o crescimento do número de veganos no país e no mundo, é cada vez mais comum encontrar produtos veganos que atendam as necessidades nutricionais e sejam saborosos. A exemplo disso, tem-se os iogurtes, leites, queijos e carnes vegetais, além de diversas receitas que são deliciosas e saudáveis.

O veganismo é, portanto, uma dieta alimentar tão adequada à gestação quanto às demais, o importante é buscar sempre hábitos saudáveis e a ingestão adequada dos nutrientes para não ter deficiência de algo fundamental e prejudicar a própria saúde e a daquele que está por vir. Por isso, a dica de Flavio Giusti é, além de consultar um profissional, estudar o preparo de pratos saborosos e saudáveis para compor o seu cardápio durante o período de gestação.

Sendo assim, conte com os ensinamentos do ex-MasterChef em seu Canal no Youtube (Flavio Giusti), em seu Instagram (@vegetarirango), em livros ou, até mesmo, em seus cursos a serem ministrados ainda esse ano. O empresário de culinária Flavio Giusti tem vasta experiência em culinária vegana, bem como em auxiliar seus alunos durante a transição e oferecer dicas fundamentais para o dia a dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui