Você sabe como é realizada a produção de vinho? Marco Antonio Carbonari explica!

Vinho é, sem sombra de dúvidas, a bebida mais querida de grande parte da população mundial e Marco Antônio Carbonari não poderia deixar de concordar. Ele acrescenta que, para que a bebida possua qualidade, cada uva deve ser cultivada com extremo cuidado e dedicação.

Na Vinícola Villa Santa Maria, Marco Antonio Carbonari sempre acompanha, desde o processo de plantação até o engarrafamento para garantir que a bebida esteja sempre nos mais altos padrões. Mas você sabe como funciona todo esse percurso até a garrafa? Carbonari, explicou de uma forma super bacana, vem ver:

Após as uvas serem colhidas elas vão em peso para a vinícola onde o grau glucométrico é definido, Marco Antonio Carbonari explica que é nessa etapa inicial que é decidido o potencial alcoólico da bebida. Seguindo, ela é prensada de forma sutil para que as partes sólidas não sejam trituradas.

Passando daí, tudo passa pelo processo de separação, onde são retiradas quaisquer cacho ou ramo que possa causar amargor no suco, indo em seguida para a fermentação.

Marco Antonio Carbonari ressaltou que alguns processos mudam de acordo com o vinho, por exemplo, no caso dos tintos, as cascas são mantidas por um tempo para que a coloração passe para o suco. Cada processo varia de acordo com o vinho.

Bom, alguns acréscimos para a conservação do vinho são feitos e a fermentação é iniciada, fazendo com que o suco finalmente tome corpo, pois é nessa etapa que ele se torna vinho. Na maioria dos casos, o vinho retorna mais uma vez para fermentação, essa etapa é chamada de ‘fermentação malolática’. O ácido málico prejudica o vinho, então é nessa segunda fermentação que os níveis são ajustados…

O vinho então é retirado deste lugar e passa para outro recipiente, de forma que ele evite contato com o ar, enfim, passando para a estabilização, onde o vinho é resfriado em baixas temperaturas e por fim, filtrado.

Marco Antonio Carbonari brinca que, por mais que todo processo pareça complicado até aí, chegamos à parte do engarrafamento e armazenamento.

O local onde o vinho é armazenado tem de ser escuro, com temperatura média e umidade alta (para evitar o ressecamento das rolhas).

É sempre bom aprender com aqueles que sabem sobre o assunto e possuem vários anos no mercado, como é o caso de Carbonari. Na Vinícola Villa Santa Maria tudo isso é acompanhado com muito cuidado, dedicação e carinho.

Já pensou em agendar uma visita e ver tudo de perto? Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui