Você sabe como ler o rótulo e escolher um bom vinho?

Há uma infinidade de vinhos disponíveis na gôndola dos mercados, vindo de diversas partes do mundo, afirma Marco Antonio Carbonari. Partindo desse pressuposto, grandes dúvidas surgem, pois qual vinho escolher? Como entender o rótulo do vinho?

Para essas dúvidas, o especialista em vinhos, Marco Antonio Carbonari responde à nossa redação. O empresário dono de uma vinícola renomada no interior do estado de São Paulo dá dicas de como ler os rótulos dos vinhos.

Por conta de critérios rigorosos em relação às especificações exigidas por leis e por órgãos controladores, as garrafas de vinhos possuem inúmeras informações, muitas delas dispensáveis ao consumidor final, mas com informações de procedência relevantes.

O contra-rótulo armazena todos esses dados e, geralmente, incluem dados de procedência, do produtor, da fabricação, da armazenagem, do distribuidor, do lote, entre outras informações, enfatiza Marco Antonio Carbonari. Para continuar a estética da embalagem, no rótulo ficam apenas as informações essenciais que veremos a seguir:

Na parte da frente da garrafa, no rótulo, contém as informações primordiais acerca da bebida, como a marca do vinho em questão, o nome, qual a uva que está sendo usada na obtenção do vinho, qual a safra, o tipo do vinho, informações acerca de volume e teor alcoólico e a localidade em relação à origem do vinho.

Vale ressaltar que é proibido engrandecer a bebida na embalagem, pois, dessa forma, induz o consumidor à compra, enfatiza Marco Antonio Carbonari. Por isso, um dos critérios estabelecidos é que a abordagem em relação ao rótulo seja de forma imparcial.

Ter calma na hora de selecionar os vinhos é fundamental, alerta Marco Antonio Carbonari. Uma dica é seguir o seguinte ritual: definida a ocasião, as pessoas e o prato principal, o vinho torna-se uma chave, um acompanhamento e incremento do momento, dessa forma, escolher o vinho certo fica mais fácil após esses quesitos levantados e a gôndola enorme do mercado deixa de ser um bicho de sete cabeças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui